VISITAR

Marvão

No ponto mais alto da bonita Serra de São Mamede, na região Alentejana, encontra-se a encantadora Vila de Marvão, bem próxima da fronteira com Espanha. Num ambiente de paz de espírito e tranquilidade, rodeada por muralhas do século XIII e do século XVII, a histórica vila de Marvão ergue-se bem alta, com as suas ruas sinuosas e o branco casario, mostrando que o tempo não é tão rápido e veloz como tantas vezes parece.

Locais a visitar: Burgo Medieval, Castelo, Convento de Nossa Senhora da Estrela, Museu Municipal, Torre de Menagem.

Artesanato: O artesanato, que tem como matéria-prima o castanheiro, é um valor que faz parte do património cultural dos marvanenses, possuindo um grande manancial de variantes, onde se destacam os bordados tradicionais com casca de castanha, as escadas em castanho e a cestaria em madeiro de castanheiro.

Gastronomia: Chibo de cachafrito, Migas de batata, Alhada de Cação, Sopas de cachola, Broas dos santos.

Barragem da Apartadura

A Barragem da Apartadura situa-se na Ribeira de Reveladas, sendo utilizada para rega e abastecimento de água. Está inserida no Parque Natural da serra de São Mamede e é possível a prática de desportos náuticos sem motor.

Cidade Romana da Ammaia

Situadas bem próximas da bonita vila de Marvão, em pleno Alentejo, no coração do Parque Natural da Serra de S. Mamede, as Ruínas da cidade Romana de Ammaia localizam-se numa zona de grande beleza, atestando a sua grandeza patrimonial.

Castelo de Vide

Castelo de Vide é uma vila medieval, privilegiada por vários itinerários ambientais e histórico-culturais, dignos de visita pela sua nobreza, autenticidade e riqueza patrimonial.

Locais a visitar: Burgo Medieval, Castelo, Centro de Interpretação do Megalitismo, Fonte da Vila, Forte de São Roque, Judiaria, Núcleo Museológico da Sinagoga, miradouro da Nossa Sra. da Penha.

Artesanato: Ferro Forjado, Rendas, Bordados, Cerâmica, trabalhos em Feltro, Escamas de peixe, Madeira, Cortiça, Azulejaria e Trapologia.

Gastronomia: Cachafrito de Cabrito, Sarapatel, Molhinhos em Tomatada, Migas com Entrecosto, Ensopado de Cabrito, Sopa dourada, Boleima, Bolo Finto, Esquecidos, Toucinho-do-Céu, Enxovalhada.

De acordo com a lenda, diz-se que o topónimo “Portagem” terá vindo dos Judeus expulsos de Espanha pelos Reis Católicos, que para entrar em Portugal, pela ponte antiga ainda existente neste local, pagavam a “portagem”.

Barragem de Póvoa e Meadas

Enquadrada por blocos de granito e carvalhais de carvalho-negral, esta barragem situa-se numa zona especialmente rica e com uma envolvente de grande beleza, onde se podem praticar desportos náuticos sem motor.

Menir da Meada

Situado a 11 Km de Castelo de Vide, o Menir da Meada é o maior menir monolítico que se conhece na Península Ibérica. É um dos monumentos mais representativos do megalitismo em Portugal. Tal como outros monumentos do seu género, tem uma forma fálica, relacionada com rituais de fertilidade existentes durante o Neolítico, época a que se atribui a sua construção. É feito de granito da região.

Nossa Senhora da Penha

A Ermida de Nossa Senhora da Penha ergue-se altaneira na Serra de São Paulo, sobranceira à bonita vila de Castelo de Vide, de onde se pode observar uma magnífica paisagem quer sobre a vila quer sobre grande parte da envolvência natural da Serra de São Mamede.

Portalegre

Portalegre é a capital de distrito e situa-se entre a planície e a montanha, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede.

Locais a visitar: Castelo, Casa – Museu José Régio, Fundação Robinson, Galeria de S. Sebastião, Mosteiro de São Bernardo, Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino, Museu Municipal, Sé Catedral.

Gastronomia: Amêndoas de Portalegre, Enchidos, Queijos, Rebuçados de Ovos.

Crato

O Crato é uma bela vila Alentejana, famosa pelo seu Mosteiro de Flor da Rosa e toda a tradição monástica que este alberga.

A natureza circundante é de grande beleza, encontrando-se três bonitas barragens: a de Vale Seco, a da Arreganhada e a da Câmara, proporcionando boas condições para as mais variadas actividades desportivas, náuticas e de lazer.

Artesanato: Local de antigos costumes, no Crato é produzida uma variedade de objectos de artesanato em madeira, barro, cortiça ou em mármore.

Gastronomia: Migas de Batata, Sopa Sarapatel, Ensopado de Borrego, Alhada de Cação.

Mosteiro de Flor da Rosa

Situado na aldeia de Flor da Rosa, próximo do Crato, o Mosteiro da Ordem do Hospital de Flor da Rosa, fundado em 1356, é o mais importante monumento da região e um dos mais emblemáticos exemplos de Mosteiro fortificado existentes em Portugal.

Em 1232, o Rei D. Sancho II doou a povoação do Crato à Ordem dos Hospitalários. Com o crescimento da Ordem é erguido este Mosteiro, casa-mãe da Ordem em Portugal, fundado em 1356. A partir do século XVI, a Ordem do Hospital passou a denominar-se Ordem de Malta, nome que ainda hoje conserva.