Marvão
Locais a visitar: Burgo Medieval, Castelo, Convento de Nossa Senhora da Estrela, Museu Municipal, Torre de Menagem.
Artesanato: O artesanato, que tem como matéria-prima o castanheiro, é um valor que faz parte do património cultural dos marvanenses, possuindo um grande manancial de variantes, onde se destacam os bordados tradicionais com casca de castanha, as escadas em castanho e a cestaria em madeiro de castanheiro.
Gastronomia: Chibo de cachafrito, Migas de batata, Alhada de Cação, Sopas de cachola, Broas dos santos.
Barragem da Apartadura
Cidade Romana da Ammaia
Castelo de Vide
Locais a visitar: Burgo Medieval, Castelo, Centro de Interpretação do Megalitismo, Fonte da Vila, Forte de São Roque, Judiaria, Núcleo Museológico da Sinagoga, miradouro da Nossa Sra. da Penha.
Artesanato: Ferro Forjado, Rendas, Bordados, Cerâmica, trabalhos em Feltro, Escamas de peixe, Madeira, Cortiça, Azulejaria e Trapologia.
Gastronomia: Cachafrito de Cabrito, Sarapatel, Molhinhos em Tomatada, Migas com Entrecosto, Ensopado de Cabrito, Sopa dourada, Boleima, Bolo Finto, Esquecidos, Toucinho-do-Céu, Enxovalhada.
De acordo com a lenda, diz-se que o topónimo “Portagem” terá vindo dos Judeus expulsos de Espanha pelos Reis Católicos, que para entrar em Portugal, pela ponte antiga ainda existente neste local, pagavam a “portagem”.
Barragem de Póvoa e Meadas
Menir da Meada
Nossa Senhora da Penha
Portalegre
Locais a visitar: Castelo, Casa – Museu José Régio, Fundação Robinson, Galeria de S. Sebastião, Mosteiro de São Bernardo, Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino, Museu Municipal, Sé Catedral.
Gastronomia: Amêndoas de Portalegre, Enchidos, Queijos, Rebuçados de Ovos.
Crato
A natureza circundante é de grande beleza, encontrando-se três bonitas barragens: a de Vale Seco, a da Arreganhada e a da Câmara, proporcionando boas condições para as mais variadas actividades desportivas, náuticas e de lazer.
Artesanato: Local de antigos costumes, no Crato é produzida uma variedade de objectos de artesanato em madeira, barro, cortiça ou em mármore.
Gastronomia: Migas de Batata, Sopa Sarapatel, Ensopado de Borrego, Alhada de Cação.
Mosteiro de Flor da Rosa
Em 1232, o Rei D. Sancho II doou a povoação do Crato à Ordem dos Hospitalários. Com o crescimento da Ordem é erguido este Mosteiro, casa-mãe da Ordem em Portugal, fundado em 1356. A partir do século XVI, a Ordem do Hospital passou a denominar-se Ordem de Malta, nome que ainda hoje conserva.